Massa para salgados assados

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Massa para salgados assados

28 de novembro de 2014

Descrição

Compartilhar

Como é o seu jantar de domingo? Aqui em casa, tenho oferecido lanches reforçados para as crianças no lugar da comidinha do dia a dia. Suco natural, iogurte com purê de frutas ou geleia caseira, um bolinho… e a nova paixão deles, os salgados assados.

A massa dos salgados é do Panelaterapia, da Tati. É muito fácil de fazer, não precisa descansar ou crescer e é bem versátil: já usei em enroladinho de queijo e em esfiha, com muito sucesso. Tanto sucesso, aliás, que estava para postar esta receita há mais de um mês, mas simplesmente não conseguia que sobrassem salgados para fotografar 😛

Enroladinho de queijo
Receita adaptada daqui

Ingredientes

1/2 xícara de água morna
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de açúcar
250 g de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180º. Unte e polvilhe com fubá ou semolina a(s) assadeira(s) que pretende utilizar.

Em uma tigelinha, misture a água morna, o fermento e o açúcar e deixe quieto por 5 minutos. Enquanto isso, misture a farinha e o sal em uma tigela. Faça uma cavidade no centro dessa mistura.

Adicione o azeite à mistura de fermento, misture e despeje na cavidade que você fez na farinha. Trabalhe com as mãos até obter uma massa lisa – é bem rápido e tranquilo.

Pronto! Agora divida a massa em porções iguais, recheie como preferir, acomode na assadeira, pincele ovo batido e leve ao forno por uns 25 minutos, até que eles ganhem uma linda cor dourada.

Com essa receita, preparo 20 enroladinhos de queijo com uns 10 cm de comprimento ou 8 esfirras grandes.

Observações Finais

* Para a esfiha, é importante que o recheio seja mais sequinho para não empapar a massa. Aqui em casa, normalmente faço um refogado com carne moída ou frango bem desfiadinho e cebola, alho, tomate, abobrinha e cenoura, tudo bem picadinho. Tempero com sal e um nadica de pimenta síria, só para dar um tchans.

* Não sabe dobrar a esfiha fechada? Eu também não sabia – aprendi com esse vídeo aqui.

* Para o enroladinho de queijo, use o queijo de sua preferência – tanto melhor se for um queijo que derrete. Eu tenho usado um minas padrão bem macio. Ao modelar o salgado, procure deixá-lo bem fechadinho para o recheio não vazar.

* Não sabe modelar enroladinho? Eu também não sabia – aprendi com esse vídeo aqui.

anterior
Bolo de chocolate e stout
próximo
Texas Sheet Cake
anterior
Bolo de chocolate e stout
próximo
Texas Sheet Cake

Adicionar um comentário