Bolo amanteigado de limão

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo amanteigado de limão

19 de setembro de 2011

Descrição

Compartilhar

Gente, eu sei, eu sou repetitiva. Pior: acho que sou obsessiva. Quando cismo com um bolo, testo tudo quanto é receita dele. Foi assim com bolo de banana, bolo de fubá, bolo de maracujá e, mais recentemente, com brownie e bolo de limão.

A estrela deste post saiu do lindo livro da Hummingbird Bakery que eu ganhei da minha irmã. É fácil de preparar, cheiroso, úmido, um pecado. O que mais pedir de um bolo de limão?

Fatias do bolo de limão-cravo (receita da Hummingbird Bakery)

Bolo de limão-cravo (receita da Hummingbird Bakery)

Receita adaptada deste livro lindo aqui

Ingredientes

Para o bolo:

320 g de açúcar refinado
3 ovos
Raspas de 2 limões (usei limão-cravo, mas use os que achar melhor)
350 g de farinha de trigo
1 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
250 ml de leite
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
200 g de manteiga sem sal derretida

Para a calda:

50 ml de açúcar refinado
suco e raspa de um limão (se usar limão cravo, empregue só a raspa)
100 ml de água

Modo de Preparo

Esta receita originalmente é preparada em batedeira, mas preferi usar o multiprocessador. Vou contar como fiz.

Aqueça o forno a 170ºC. Prepare uma forma de bolo inglês untando-a e enfarinhando-a (usei formas de alumínio descartáveis – uma média e uma pequena).

Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigelinha, misture o leite e o extrato de baunilha. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata o açúcar, os ovos e as cascas de limão até que as cascas fiquem bem trituradinhas e o líquido, bem misturado.

Adicione 1/3 da farinha e bata até incorporar. Em seguida, acrescente 1/3 da mistura de leite e bata novamente até ficar homogêneo. Repita a operação, alternando farinha e leite, até acabar. Bata em alta velocidade até que a massa fique leve e fofa.

Diminua a velocidade e acrescente a manteiga, batendo até incorporar. Despeje a massa na assadeira previamente preparada. Asse por 1h15 (sugestão do livro, mas você é quem conhece o seu forno), até que o bolo fique bem dourado. Teste-o pressionando levemente o dedo contra a sua superfície – se ela voltar ao lugar, está bom.

Para a a calda, junte os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo, misturando bem até que o açúcar derreta. Deixe que a calda ferva até que fique com a consistência de um xarope ralo.

Tire do forno o bolo pronto, acomode-o com assadeira e tudo sobre uma grade e posicione-a sobre a sua pia. Despeje por toda a superfície do bolo a calda de limão. Não se preocupe se o bolo parecer ensopado, a calda logo será completamente absorvida.

Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformá-lo. Acomode-o sobre a grade e deixe que ele esfrie completamente antes de servir.

Observações Finais

Caso queira preparar esta receita com limão-cravo, utilize somente as casquinhas superficiais, pois o suco de limão-cravo amarga rapidinho e pode arruinar a sua receita.

anterior
Pão com farinha integral e flocos de amaranto
próximo
Brownies ‘cakey’ com farinha de trigo integral
anterior
Pão com farinha integral e flocos de amaranto
próximo
Brownies ‘cakey’ com farinha de trigo integral

Adicionar um comentário