Geleia de pimenta

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Geleia de pimenta

18 de novembro de 2015

Descrição

Compartilhar

Outro dia, passei pela minha pimenteira e me assustei – “foi atacada por praga de novo!”, pensei, vendo-a toda arriada. Ao examiná-la de perto, porém, descobri que seus galhos estavam caídos porque ela estava carregadíssima de pimentas.

Daí que eu colhi 5 pimentas dedo-de-moça bem vermelhas e lindonas. Normalmente, eu as incluiria em um antepasto ou em algum prato ou molho de inspiração oriental, mas, dessa vez, eu tinha uma ideia fixa: geleia.

Segui a receita super bem explicadinha da Luciana, autora do Cozinhando para 2 ou 1 (a Lu nem deve saber, mas foi com ela que aprendi a fazer crepioca e perdi meu complexo de péssima panquequeira). Foi muito fácil e rápido. E, o principal, o resultado ficou um escândalo, de tão bom.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

5 pimentas dedo-de-moça
1 maçã pequena (usei uma gala)
1/2 xícara de sumo de limão espremido na hora (1 limão-taití grande deve ser suficiente)
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar

Modo de Preparo

O primeiro passo para tratar as pimentas é proteger as mãos com luvas de látex ou plástico (como aquelas que se usa para aplicar tinta de cabelo) – isto é fundamental, pois o óleo essencial das pimentas pode ficar impregnado na pele das mãos. Imagine o que vai ser coçar os olhos ou tocar uma pele sensível, como a de uma criança. Não gosto nem de pensar.

De luvas, abra as pimentas e raspe fora as sementes*. Pique bem picadinhas e reserve.

Descasque a maçã e rale no ralador grosso, evitando chegar nas sementes.

Em uma panela média de fundo grosso, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, sem mexer. Quando o açúcar estiver dissolvido e tiver formado uma calda rala, apague o fogo e, com um mixer de mão (que o pessoal de Portugal conhece como varinha mágica), dê uma triturada em tudo para obter uma textura mais uniforme.

Ligue novamente o fogo e deixe apurar até que a geleia chegue à consistência de uma calda grossa (ela ficará mais espessa à medida que esfriar). Retire do fogo, acomode em pote esterilizado e conserve em geladeira por até 2 semanas.

Observações Finais

Sensibilidade aos sabores picantes é algo totalmente pessoal. Assim, use a quantidade de pimenta que achar razoável para o seu paladar. Quer mais ardida? Use mais pimentas ou deixe algumas com as sementes. Quer menos picante? Use menos pimentas – sem sementes, por favor.

anterior
Palha italiana branca com biscoitos de chocolate
próximo
Palha italiana de doce de leite
anterior
Palha italiana branca com biscoitos de chocolate
próximo
Palha italiana de doce de leite

Adicionar um comentário