Frango Tikka Masala (na slow cooker)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Frango Tikka Masala (na slow cooker)

9 de julho de 2017

Descrição

Compartilhar

Esta receita me chamou a atenção por ser de uma culinária que eu adoro, a indiana, e por ser muito simples de fazer. Sério: um molho que se mistura facinho em uma tigela, combinado com frango cru, tudo dentro de uma panela que não precisa ser vigiada é um prato bem fácil, né não?

Li as avaliações da receita – de um modo geral, um sucesso estrondoso – e resolvi segui-la bem direitinho. Assim que terminou o tempo de cozimento e eu provei o molho, quase infartei. Era péssimo. Totalmente desequilibrado – muito picante e ácido.

Como o coração aos pulos, fui tentando corrigir a acidez com sal e calda de agave adicionados aos pouquinho. Acrescentava, mexia, provava – até que chegou a um ponto de eu considerei bom. Daí, desfiei o frango, misturei ao molho e acrescentei o creme de leite com amido de milho. A magia se completou e ficou MUITO BOM. E, sabe do que mais? No dia seguinte, depois que os sabores assentaram, o prato ficou ÓTIMO.

Se eu fosse você e tivesse uma panela elétrica de cozimento lento, eu provava, viu.

Receita minimamente adaptada daqui

Ingredientes

1 kg de filé de peito de frango desossado cortado em cubos médios*
1/2 cebola grande picadinha
4 dentes de alho picadinhos
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho de um polegar de adulto, ralado
2 latas de tomate pelado em cubos
1 1/2 xícaras de iogurte natural integral não adoçado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão*
2 colheres (sopa) de garam masala
1 colher (sopa) de cominho moído
1/2 colher (sopa) de páprica doce (usei defumada)
2 colheres (chá) de sal, ou a gosto
3/4 de colher (chá) de canela em pó
3/4 de colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
1 a 3 colheres (chá) de pimenta caiena (usei 1)
2 folhas de louro
3/4 a 1 xícara de creme de leite fresco
1/2 colher (sopa) de amido de milho
* se necessário, açúcar ou calda de agave para corrigir a acidez do molho

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, junte a cebola, o alho, o gengibre, o tomate pelado, o iogurte, o azeite de oliva, o garam masala, o cominho, a páprica, a canela, as pimentas e o sal. Misture até obter um purê. Prove e verifique se precisa de mais acidez. Se achar que sim, acrescente 1 a 2 colheres (sopa) de suco de limão.

Adicione metade desse molho na slow cooker, distribua por cima o frango em cubos e cubra tudo com o restante do molho. Adicione as duas folhas de louro, tampe e programe para cozinhar por 7-8 horas em temperatura baixa. Está bom quando o frango estiver macio e bem cozido.

Ainda com a panela ligada, misture o amido de milho com um pouquinho de creme de leite até dissolver. Complete com o restante do creme e adicione à panela, mexendo delicadamente até incorporar. Prove e retifique algum tempero, se necessário. Deixe por mais 20 minutos para apurar.

Sirva salpicado de coentro picado e com arroz branco.

Observações Finais

* Como coloquei os pedaços de peito de frango inteiros e congelados dentro da panela, eles soltaram muito líquido, o que explica esse visual meio aguado na foto. Da próxima vez que eu preparar, vou deixar o frango descongelar antes.

* Da próxima vez, vou deixar o molho ainda mais fácil batendo tudo no liquidificador.

* Acrescente o suco de limão se julgar necessário. Pode ser que o tomate esteja ácido e não precise de um azedinho adicional.

* Se pensar em servi-lo para crianças, pode ser o caso de tirar a páprica, a pimenta caiena e um pouco da pimenta do reino.

* O frango da lista de ingredientes é em cubos e o da foto é desfiado. Está certo isso, Arnaldo? Eu explico. A receita original é com frango em cubos médios. Precisei desfiar porque estou com um problema odontológico que dificulta a mastigação. Assim, tenho dado preferência a preparos moídos e desfiados. Se quiser, desfie também. Mas a receita original é com frango em cubos, tá.

anterior
Cocada com leite condensado
Calda de tâmaras
próximo
Calda de tâmaras (date syrup)
anterior
Cocada com leite condensado
Calda de tâmaras
próximo
Calda de tâmaras (date syrup)

Adicionar um comentário