‘Ciabatta’ do Jamie Oliver

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

‘Ciabatta’ do Jamie Oliver

17 de junho de 2007

Descrição

Compartilhar

Em seu livro “O chef sem mistérios”, Jamie Oliver apresenta esta receita como sendo de ciabatta. Vendo a maioria das receitas de ciabatta que há por aí, a gente logo percebe que a dele é bem diferente – não tem biga, não tem alta proporção de líquidos, não resulta em um pão com alvéolos grandes.

Ainda assim, é um pão muito fácil e gostosinho, bom para quem está dando os primeiros passos na panificação.

Ciabatta

Ingredientes

500 g de farinha de trigo
500g de semolina de grano duro
30g de sal
30g de açúcar ou mel
30 g de fermento biológico fresco ou 10g de fermento biológico seco instantâneo
600 ml de água morna
6 colheres de sopa de azeite

Modo de Preparo

Em uma tigela média, misture o fermento, o mel e 300 mL de água até obter um líquido homogêneo.

Em uma tigela grande, misture a semolina, a farinha e o sal. Faça uma cova no meio e despeje ali o líquido fermentado. Misture bem com um garfo ou colher de pau até que a farinha comece a ficar saturada. Acrescente o restante da água e misture bem com, as mãos até incorporar os ingredientes. Você vai se surpreender com a rapidez com que a massa solta das mãos.

Transfira a massa para a sua superfície de trabalho limpa e enfarinhada e sove por uns cinco minutos. Forme uma bola com ela, role-a por farinha, faça uns talhos em sua superfície e deixe-a descansando para ela crescer.

Quando ela dobrar de volume, aperte-a com os punhos para extrair o ar que se acumulou. Acrescente aos poucos o azeite e trabalhe a massa até que ele seja incorporado.

Modele então a ciabatta – ela deve ser chata e comprida, como uma pantufa -, coloque-a em assadeira com bastante semolina, faça alguns cortes na superfície e salpique farinha. Deixe descansar por uns 20 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC.

Asse por 20 minutos ou até ficar com uma cor dourada (confira como está aos 15 minutos de forno). Quando ela estiver pronta, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por meia hora.

Observações Finais

Num prato, misture um bom azeite de oliva, um pouco de vinagre balsâmico, alecrim e pimenta rosa. Corte o pão em fatias – ou tire nacos com as mãos – e molhe-os levemente nesse molho. É bom demais.

anterior
Muffin de banana e aveia
próximo
Massa de pizza
anterior
Muffin de banana e aveia
próximo
Massa de pizza

Adicionar um comentário