Ciabatta da Sara Lewis

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Ciabatta da Sara Lewis

3 de junho de 2009

Descrição

Compartilhar

Ciabatta

Estou passando por um momento de incertezas – tantas que nem dá para contar. Nessas horas, prefiro me recolher e ficar quietinha. E contar com a acolhida calorosa de um pãozinho recém saído do forno, como esta ciabatta.

Ciabatta

Receita d’O Livro dos Pães, de Sara Lewis

Ingredientes

Para o substituto do fermento ou biga:
125g de farinha de trigo
½ colher (chá) de açúcar
½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
150 ml de água morna

Para o segundo estágio:
1 colher (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
375g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
250 ml de água morna

Modo de Preparo

Esta receita é bem simples de preparar – não precisa sovar nem nada. O que faz com que ela pareça complexa é o tempo de preparo: a biga deve ser feita na noite anterior ao preparo do pão. Além disso, a massa descansa bastante (quase 3h, no total).

Agora que eu já fiz o alerta, vamos ao preparo da biga: numa tigela grande, coloque o fermento, a farinha e o açúcar. Acrescente gradualmente a água morna e misture com uma colher até formar uma massa macia. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em local quente (dentro de um forno desligado ou de um armário) de um dia para o outro.

No dia seguinte, comece o segundo estágio: adicione o leite em pó, o azeite, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento à biga. Gradualmente, despeje a água morna e vá misturando com a colher até obter uma massa grossa e macia. Cubra e deixe em local quente por duas horas, até que a massa triplique de tamanho.

Prepare uma assadeira grande (ou duas médias) untando-a e polvilhando-a com farinha de aveia ou de trigo. Com o auxílio de uma colher, coloque a massa na assadeira, formando dois montes (um para cada pão). Passe bastante farinha nas mãos e estique delicadamente a massa, formando dois pães compridos, de cerca de 25 cm de comprimento.

Deixe a assadeira em local quente, descoberta, por 45 minutos ou até crescer uns 50% novamente. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 20 a 25 minutos, até que fiquem dourados e pareçam ocos ao receber batidas com as pontas dos dedos.

Retire os pães da assadeira com cuidado e deixe que esfriem em uma grade antes de comê-los.

Observações Finais

Esta receita foi publicada especialmente para querida e talentosa Cy, que faz aniversário nessa sexta. Amiguete, todas as palavras positivas que existem são insuficientes para expressar o bem que desejo a você. Que você continue brilhante, luminosa, calorosa – o sol da praia de todos que a rodeiam.

anterior
Bolo de chocolate com recheio de coco
próximo
Bolo de banana sem “frescurinhas”
anterior
Bolo de chocolate com recheio de coco
próximo
Bolo de banana sem “frescurinhas”

Adicionar um comentário