Brownie da Rita Lobo

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Brownie da Rita Lobo

17 de outubro de 2008

Descrição

Compartilhar

Minha irmã me presenteou com um livro da Rita Lobo, “Cozinha de Estar”, e eu o levei para uma viagem curtinha que fiz com o hômi. Grande erro – fiquei na maior fissura de cozinhar e só reencontraria meu fogão em uma semana.

Mas assim que chegamos, resolvi: testaria uma receita do livro na primeira oportunidade que tivesse. A ocasião foi um almoço para a minha sogra, que estava na cidade passando uns dias. E a receita testada foi brownie.

Ficou delicioso. Daqueles que dá medo de ter em casa, porque só se pára de comer quando (todo) o fundo da assadeira aparece.

Precisei fazer algumas adaptações: a receita original pedia nozes e passas, que o hômi detesta. Para não deixar o brownie tão simplesinho, resolvi enterrar quadradinhos de chocolate amargo na massa assim que ele saiu do forno. É de comer rezando.

Brownie com sorvete

Receita adaptada de Cozinha de Estar, da Rita Lobo.

Ingredientes

200g de manteiga
200g de chocolate meio amargo picado (usei um com quase 70% de cacau)
3 ovos
1 ½ xícara de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó (cheia)
*50g de chocolate amargo ou meio amargo em pedacinhos para enterrar no brownie quente (opcional, mas altamente recomendado)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe-a com farinha de trigo.

Derreta o chocolate meio amargo picado com a manteiga numa panela em fogo bem baixo, mexendo sem parar. Assim que derreter, transfira para uma tigela grande.

Bata os ovos com o açúcar na batedeira até que a mistura fique esbranquiçada. Com uma colher de pau, misture os ovos abatidos e o chocolate derretido.

Em uma outra tigela, peneire juntos a farinha e o fermento. Adicione-os aos poucos à mistura de ovos e chocolate, mexendo delicadamente para incorporar tudo.

Despeje a massa na assadeira (ela é densa, por isso, sinta-se à vontade para espalhá-la melhor usando uma colher). Leve ao forno e asse por 30 minutos.

Retire o brownie do forno (não se assuste com o aspecto úmido). Enterre nele ainda quente os pedacinhos de chocolate. Sirva morno, com sorvete de creme.

Observações Finais

* Sempre li que brownie não leva fermento. Bom, essa receita leva um tiquinho. Como esse é meu primeiro brownie, não sei nem dizer se faz diferença ou não ter essa colherzinha de fermento. Vou testar outras receitas para descobrir.

* A Rita Lobo é um espetáculo. Linda, viajada, talentosa e amigona das panelas. Se eu fosse criança, ia querer ser que nem ela quando crescesse. Mas agora é tarde 😛

anterior
Muffins de banana, amêndoas e canela
próximo
Fogaça de azeitonas
anterior
Muffins de banana, amêndoas e canela
próximo
Fogaça de azeitonas

Adicionar um comentário