Bolo triplo de banana e pecãs

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo triplo de banana e pecãs

5 de julho de 2018

Descrição

Compartilhar

Migrar os posts do bloguinho para o site tem sido um processo lento e trabalhoso. Já editei literalmente centenas de posts e ainda há tanto a fazer…

Nesse processo, acabei revendo muitas receitas que publiquei e que, por algum motivo, nunca mais refiz. Foi o caso do bolo de banana adoçado com tâmaras. Por que mesmo eu nunca mais preparei este bolo? Ah, lembrei – porque gosto de bolo de banana com muito sabor de banana, e achei que neste tinha ficado sutil.

Resolvi então revisitá-lo, trocando as tâmaras por mais banana – especificamente, por bananinha sem açúcar (conhece? É um docinho de cor escura, feito só com bananas, bem docinho e macio). As sementes, troquei por pecãs (descobri que amo pecã). O xarope de bordo deu lugar ao mel. E, como banana pouca é bobagem, acrescentei banana desidratada em chips, cortada em pedacinhos.

Ficou uma delícia! Bananudo do jeito que eu gosto, úmido e macio. Espalhei sobre o bolo uma misturinha de açúcar com canela só para fazer uma graça, mas nem precisava. Ele fica bom sem, também!

Receita adaptada daqui

Ingredientes

85 g de farinha de trigo comum 3/4 de xícara)
85 g de farinha de trigo integral (3/4 de xícara)
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
3/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
260 g de banana nanica madura (umas 3 médias, pesadas sem casca)
200 g de bananinha sem açúcar*
125 mL de óleo de canola
2 ovos grandes
75 g de mel
40 g de banana desidratada (tipo chips) picada
120 g de pecãs picadas (1 xícara – reserve 1/4 para a decoração)

Opcional: açúcar + canela em pó para polvilhar 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma média para bolo inglês com papel manteiga, deixando sobras para os lados.

Em uma tigela grande, adicione os ingredientes secos – as farinhas,  a canela, o fermento, o bicarbonato e a pitada de sal. Misture com um fouet até ficar uniforme. Adicione as bananas chips picadas e 3/4 das pecãs picadas, misture bem e reserve.

No liquidificador, bata os ingredientes úmidos – os ovos, o óleo, as bananas, as bananinhas sem açúcar e o mel – até ficar homogêneo. Você vai obter um creme denso, de cor escura.

Verta o creme batido sobre os ingredientes secos e misture até que não haja mais farinha visível. Fica densa e com uma textura que lembra… já fez muffins? Parece massa de muffins.

Acomode a massa na forma preparada e distribua bem o com o auxílio de uma espátula. Por cima, salpique as pecãs picadas reservadas e, se quiser, um pouco de misturinha de açúcar com canela.

Leve ao forno por cerca de 40 minutos (faça o teste do palito: se, ao ser espetado no centro do bolo, o palito sair com poucas migalhas úmidas, já está no ponto).

Aguarde o bolo ficar morno antes de desenformar (deixe-o com forma e tudo sobre uma grade de resfriamento).

Observações Finais

* Nos primeiros testes que fiz para este bolo, usei, no lugar da bananinha sem açúcar, a banana-passa. Adoça bem, mas fica a dever em termos de umidade. Se quiser tentar, utilize 1 xícara de banana passa picada em pedacinhos. Não se esqueça de hidratar antes de usar, deixando de molho em água quente por uns 10 a 15 minutos.

Brownies 'de caixinha'
anterior
Brownies ‘de caixinha’ caseiros
próximo
Chips assados de jiló
Brownies 'de caixinha'
anterior
Brownies ‘de caixinha’ caseiros
próximo
Chips assados de jiló

Adicionar um comentário