Bolo tipo bombocado de mandioca e coco (vegano)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo tipo bombocado de mandioca e coco (vegano)

13 de junho de 2019

Descrição

Compartilhar

Esta é daquelas receitas que levam pouquíssimos ingredientes – mandioca, coco, açúcar e, se você quiser, um pitada de sal. E rende um bolo de textura puxenta, doce na medida, daqueles que a gente acaba comendo mais do que planejou.

Se quiser algo um pouco mais doce, sirva o bolo com doce de abóbora, cocada mole, compota de frutas… ou, mesmo, uma caldinha de leite de coco e açúcar.

A receita é da minha tia querida, que adotou o bolo de beterraba e cacau vegano para a vida.

Ingredientes

1 kg de mandioca branca crua, descascada e picada em pedaços pequenos
1 coco seco descascado e sem a pele escura
1 1/2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo vegetal uma assadeira média.

No liquidificador, bata 500 mL de água quente com o coco cortado em pedacinhos – por uns 3 minutos ou até que o coco fique completamente triturado.

Coe o conteúdo do liquidificador em um pedaço de voal, musseline ou em uma fralda de pano que você use somente na cozinha. Torça bem para extrair todo o leite de coco. Reserve o resíduo.

Meça 1 xícara de leite de coco e devolva ao liquidificador (eu usei um pouquinho mais – 1/4 de xícara – por medo de o liquidificador não dar conta). Adicione o açúcar e a pitada de sal e bata bem até o açúcar dissolver completamente.

Adicione a mandioca aos poucos e bata bem até ficar tudo muito bem triturado. Verta a massa em uma tigela, adicione o resíduo do leite de coco e misture bem.

Verta a massa na assadeira preparada e alise bem até ficar bem distribuída.

Leve ao forno até que o bolo fique com a superfície sequinha e passe no teste do palito.

Observações Finais

* IMPORTANTE: Use o processador de alimentos se o seu liquidificador não for forte. O meu, que tem 800 W de potência (em teoria), quase caminhou para a luz, saudou os anjos, fez a passagem. A mandioca é beeeem pesada.

* Sobram cerca de 300 mL leite de coco caseiro. Dá pra beber ou para empregar em um montão de receitas – moqueca, esse bolo de milho que usa bagaço de milho verde (ou, no lugar do bagaço, 1 lata de milho verde escorrida)…

* Gosto de comer esse bolo saído direto da geladeira. Ele perde um pouco da textura de goma e o sabor de coco se intensifica. Nhammmmm.

anterior
Pastinha de jiló e tahine (tipo babaganouch)
anterior
Pastinha de jiló e tahine (tipo babaganouch)

Adicionar um comentário