Bolo quádruplo de chocolate

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo quádruplo de chocolate

9 de fevereiro de 2008

Descrição

Compartilhar

Nas férias do ano passado, tive a oportunidade de assistir a um canal de TV por assinatura cheio de programas interessantes – muitos deles, de culinária (o GNT).

Foi quando eu tive meu primeiro contato com a Nigella Lawson. Até então, só sabia que era uma moça que lambia os dedos e a colher enquanto cozinhava. Hoje, sei que ela também tem um jeito afetado de falar, que é roliça e bonita e que tem uma mente criminosa quando o assunto é comer sem culpa. 😉

Um exemplo disso é esse bolo, que recebe o nome de bolo quádruplo de chocolate porque tem chocolate de quatro formas diferentes (em pó, em calda, em gotas, em raspas). Resolvi testá-lo como sobremesa na orgia de pizzas e foi sucesso absoluto. Por incrível que pareça, ele não é muito doce. E é um excelente companheiro para o sorvete de creme.

A receita foi anotada às pressas, durante um programa. Há uma seqüência de inclusão dos ingredientes, mas eu não me lembro direito.

Bolo de chocolate quádruplo

Receita adaptada do programa Nigella’s feasts

Ingredientes

1 2/3 xícara de farinha de trigo
1 1/3 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento
175g de manteiga amolecida
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
1/3 de xícara de sour cream (usei coalhada; também é possível usar iogurte)
2 ovos
½ colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de água quente
1 xícara de gotas de chocolate

Modo de Preparo

Comece forrando uma forma de bolo inglês com papel alumínio e preaquecendo o forno a 170°C.

No processador de alimentos, bata a farinha, o açúcar, a manteiga, os ovos e a essência de baunilha. Adicione em seguida o cacau e a água quente e bata mais um pouco. Junte então o sour cream (ou a coalhada, ou o iogurte) para uma última batida.

Feito isso, é hora de acrescentar o fermento e misturá-lo delicadamente, à mão (não me lembro se a Nigella fez isso, mas acho que é recomendável – fermento não gosta muito de agito). Por fim, acrescente as gotas de chocolate e misture-as à massa.

Despeje a massa na forma de bolo e leve para assar por uma hora (faça o teste do palito para ver se está bom).

Tire o bolo do forno e prepare uma calda para despejar sobre ele – leve ao fogo ½ xícara de água, ½ xícara de açúcar e 1 colher (chá) de cacau eu pó. Misture bem e deixe ferver um pouco até engrossar. Faça furos em toda a superfície do bolo e despeje a calda ainda quente sobre ele.

Quando o bolo esfriar, salpique raspas de chocolate meio amargo em cima dele.

Observações Finais

* A dica de forrar a forma com papel alumínio é muito boa. Não é preciso untar nada, o bolo sai facinho da forma… e, claro, não tem assadeira para lavar!

* A Nigella fez o bolo no processador de alimentos, mas é bem provável que você possa fazer num liquidificador potente, ou com a batedeira, ou à mão, mesmo.

anterior
Muffins salgados de legumes e lingüiça calabresa
próximo
Pão de arroz integral
anterior
Muffins salgados de legumes e lingüiça calabresa
próximo
Pão de arroz integral

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário