Bolo invertido de peras

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo invertido de peras

7 de novembro de 2011

Descrição

Compartilhar

Desde que eu me entendo por gente, sempre tive paixão por bolos invertidos: estes em que a gente monta a cobertura no fundo da assadeira (em geral, frutas e caramelo) e só descobre se deu certo quando desenforma. Primeiro, porque adoro fruta assada. Segundo, porque acho divertidíssimo o ritual de revelar da cobertura que estava no fundo da assadeira.

Mas, de verdade, faço pouquíssimos bolos invertidos. O motivo? Eu MORRO de medo de caramelizar formas. Sempre acho que o açúcar quentíssimo vai virar uma onda fervente e me carbonizar. Ridículo, eu sei. Mas vá dizer isso a alguém que até bem pouco tempo tinha medo de clara em neve 😛

Bolo invertido de peras

Bom, felizmente, essa receita da foto não exige preparar caramelos apavorantes de açúcar e água – a calda é de xarope de bordo (pena que o meu estava acabando, precisei completar com mel), manteiga e açúcar mascavo. Além disso, as frutas em questão são peras, que ficam divinas em bolos.

Não vejo a hora de ter mais xarope de bordo em casa para repetir a receita do jeito devido :-9

Bolo invertido de peras (metade dele)

Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes

Para a cobertura:

3 colheres (sopa) de manteiga (45 g)
3/4 de xícara de xarope de bordo (maple syrup, sirop d’erable) – eu usei 1/4 de xícara de xarope de bordo e completei o resto com mel
1/4 de xícara de açúcar mascavo bem apertadinho na medida
Peras sem miolo, cortadas em meias-luas finas (quanto baste para cobrir o fundo da assadeira)
Suco de 1/2 limão para banhar as peras (assim, elas não escurecerão)

Para o bolo:

8 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (120 g)
3/4 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1/2 xícara de leite

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC.

Comece preparando a calda: leve as 3 colheres (sopa) de manteiga ao fogo médio numa panelinha. Quando derreter, acrescente o xarope de bordo e o açúcar mascavo, mexendo com uma colher de pau até que o açúcar dissolva. Deixe a mistura ferver por 2 minutos, retire do fogo e espere esfriar um pouquinho.

Despeje a calda sobre uma assadeira redonda de 23 cm de diâmetro (usei uma com uns 7 cm de altura) . Com a ajuda de uma espátula, espalhe a calda nas laterais. No fundo da assadeira, distribua as fatias de pera em círculo, sobrepondo-as ligeiramente. Tchanã, você terminou a parte mais trabalhosa da receita. Agora é só fazer a massa do bolo.

Com o majestoso auxílio da batedeira, bata 8 colheres (sopa) de manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione o extrato de baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo até ficar homogêneo.

Peneire juntos em uma tigela o sal, a farinha e o fermento. Acrescente-os ao creme de manteiga em três adições, alternando com o leite. Bata só até incorporar.

Despeje delicadamente a massa sobre a assadeira reservada, espalhando-a com uma espátula para que fique uniformemente distribuída. Leve ao forno até que o topo do bolo fique dourado e que as bordas comecem a se soltar da assadeira (eles sugerem de 45 a 50 minutos, mas ‘sacumé’ meu forno – demorou bem mais). Faça o teste do palito para ter certeza de que está tudo certo.

Deixe o bolo esfriar sobre uma grade por 5 minutos. Depois disso, passe uma faquinha entre o bolo e as laterais da assadeira. Coloque o prato de servir sobre a assadeira e, com cuidado, vire os dois juntos, ao mesmo tempo, de modo que o prato fique por baixo e o bolo, por cima. Sirva morno ou à temperatura ambiente.

Observações Finais

* Como eu sou uma mula – de teimosia e, às vezes, de burrice -, tive a excelente ideia de fazer o bolo mesmo não tendo a forma adequada. Usei uma assadeira de 23 cm de diâmetro, de fundo falso. Sabendo que havia uma boa chance de a calda vazar, levei-a ao forno sobre uma forma de pizza maior.

De fato, a calda vazou. Não sujei meu forno, mas perdi um bocado dela. E, embora o bolo tenha ficado delicioso, imagino que poderia ser ainda melhor, não fosse a minha teimosia. Cuén.

* Por último, mas não menos importante, este bolinho é a minha contribuição para o aniversário de seis anos do Pecado da Gula, da queridíssima Akemi. Vida longa a esse blog delícia!

anterior
Moqueca de camarão
próximo
Frango Tikka Masala do Jamie
anterior
Moqueca de camarão
próximo
Frango Tikka Masala do Jamie

Adicionar um comentário