Bolo de mel da Rita Lobo

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de mel da Rita Lobo

21 de outubro de 2012

Descrição

Compartilhar

Não sou uma grávida de muitos desejos alimentares. Um dos poucos que tive até agora foi por bolinho de bacalhau (que não considero plenamente satisfeito – ainda não comi “O” bolinho perfeito). Mas houve uma comidinha das férias – um bolo – que ficou na minha memória. Comi uma microfatia no hotel, no café da manhã. Era a semana de Rosh Hashaná (ano novo judaico) e o bolo, como não podia ser diferente, era de mel. Era tão fofo, tão cheiroso…

Voltei para a minha rotina, mas a vontade de mais um pedaço daquele bolo não me deixava. Fui atrás de receitas, mas só encontrava bolos inspirados no pão de mel, recheados com doce de
leite e cobertos com chocolate (que, convenhamos, têm o seu valor, mas não eram bem o que eu queria). Foi quando topei com essa receita no Panelinha, da fada-musa-diva Rita Lobo. É do jeitinho que eu queria: fofíssimo, com uma cor linda e um cheiro de fazer qualquer ser humano (e abelha) perder o juízo. Não é muito doce, dá para comer muitas fatias seguidas. Pena que eu não posso 😛

Levei-o para o trabalho e foi um sucesso. Preparei mais um e mandei para o trabalho do hômi. Outro show.

Convenci você? Então, procure um pote de mel na sua despensa e corra pra cozinha!

Bolo de mel

Receita adaptada daqui

Ingredientes

5 ovos
½ xícara (chá) de óleo de canola
1 ¼ de xícara (chá) de mel
¼ de colher (chá) de canela + ¼ colher (chá) de pimenta da Jamaica (substituí por 1/2 colher de chá de mix de especiarias para pão de mel, da Bombay)
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 150º C (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira grande (capacidade para 10 a 12 xícaras) de furo no meio.

Separe as claras das gemas. Passe a farinha e o fermento pela peneira.

Na batedeira, bata as claras em neve. Quando começarem a espumar, junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até que as claras fiquem firmes.

Em outra tigela da batedeira, junte o óleo, o mel, as gemas e as especiarias. Bata em velocidade alta, até ficar uma mistura fofa. Diminua a velocidade e, aos poucos, junte a farinha com o fermento peneirados. Bata bem, até que a massa fique homogênea.

Coloque metade das claras na massa de mel e continue batendo. Desligue a batedeira e misture a metade restante delicadamente com um espátula, em movimentos circulares, de baixo para cima.

Verta a massa na forma preparada e leve parar assar por 1h15 (esse tempo depende muito do seu forno – faça o teste do palito). Tire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de desenformar.

Observações Finais

* A receita original da Rita leva nozes picadas. Como eu não gosto muito de nozes, não usei, mas creio que seja uma boa adição. Ela as torra ligeiramente no forno e depois as passa por um pouquinho de farinha antes de adicionar à massa do bolo.

* Não se deixe enganar pelo volume da massa na tigela da batedeira – pode não parecer tanto, mas esse bolo cresce incrivelmente. Da primeira vez que fiz, ele chegou a vazar da forma, que era média (só não fez porcaria no forno porque eu sempre uso uma assadeira de pizza sob as formas para essas eventualidades). Então, forma grande, tá?

anterior
Café-style grated carrot salad
Salmão assado ao molho teriyaki com sementes de coentro
próximo
Salmão assado ao molho teriyaki com sementes de coentro
anterior
Café-style grated carrot salad
Salmão assado ao molho teriyaki com sementes de coentro
próximo
Salmão assado ao molho teriyaki com sementes de coentro

2 Comentários Esconder comentários

Oi, Eliana! Xiii, tempo de forno é complicado – você precisa conhecer o forno da sua casa e afiar o nariz para sentir cheiro de bolo assado. Eu não tenho como estimar quão potente é o forno das outras casas, só da minha… quando eu publiquei, por sinal, minha casa tinha um forno fraquinho, com gás de botijão, e tudo qued eu assava era suuuuper demorado. Hoje meu forno é elétrico, com convecção, e assa em cerca de metade do tempo de antes (e precisa ser em temperatura mais baixa ou ele queima, mesmo). E olha que não mudou a cozinheira, a assadeira ou a receita, só o forno… abraços!

Adicionar um comentário