Bolo de iogurte e limão siciliano

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de iogurte e limão siciliano

30 de agosto de 2010

Descrição

Compartilhar

Olás! Por pouco não completei dois meses de desaparecimento. Nesse intervalo, trabalhei muito e fiz uma viagem curta. Mas o que realmente me manteve afastada daqui foi uma dieta mais rigorosa para um problema de saúde. Desde então, reduzi muito a quantidade de carboidratos (e de alegria) na minha vida.

Até que eu sobrevivi bem às restrições alimentares e à introdução de alimentos exóticos, como a farinha de banana verde. O blog é que passou por maus bocados, coitado – não cozinhei nada que fosse suficientemente interessante para postar.

Mas na semana passada, resolvi quebrar o jejum de baking goods e preparei um bolinho de limão siciliano. E que bolinho. Úmido, azedinho, delicioso. O cheiro dele se espalhando pela casa é matador. Foi um dos bolos mais perigosos que eu já assei na vida – mandei-o embora de casa assim que provei o segundo pedaço, pois sabia que não ia parar de comê-lo até não restar migalha.

Bolo de limão e iogurte

Bolo de limão e iogurte

 

Bolo de limão e iogurte

Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes

Para o bolo:
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara de iogurte integral (eu usei iogurte desnatado que eu fiz aqui em casa, mesmo)
1 xícara de açúcar
½ xícara de óleo de canola
3 ovos
Raspas de 2 limões sicilianos (usei raspas de três limões)
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha (ih, esqueci)
¼ a ½ colher (chá) de extrato de limão (ingrediente desconhecido para mim – usei ½ colher de chá de suco de limão)

Para a calda de limão:
1/3 de xícara de açúcar
1/3 xícara de suco de limão fresco

Para a cobertura de limão: (eu dispensei, não deu tempo de fazer)
2 colheres (sopa) de suco de limão fresco
1 xícara de açúcar de confeiteiro
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha
Leite (opcional)

Modo de Preparo

Modo de preparo:

Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Em outra tigela maior, combine o iogurte, o açúcar e o óleo de canola. Acrescente os ovos um de cada vez, mexendo bem até incorporá-los. Adicione as raspas de limão, a baunilha (que eu esqueci) e o extrato de limão (que eu não conheço e não usei – se você usar, adicione um pouquinho e prove – se achar necessário, acrescente mais um pouquinho até estar do seu gosto). Por fim, junte os ingredientes peneirados à mistura líquida (tudo de uma vez) e misture até ficar homogêneo.

Despeje a massa em uma forma de bolo inglês bem untada (eu untei com manteiga e polvilhei farinha de trigo) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Nos últimos 5 a 10 minutos de forno, leve ao fogo médio os ingredientes da calda de limão até que o açúcar se dissolva totalmente. Deixe que essa calda esfrie um pouco enquanto você tira o bolo do forno.

Tire o bolo do forno e deixe-o esfriar na assadeira mesmo, sobre uma grade, por alguns minutos. Feito isso, desenforme o bolo no prato de servir e despeje sobre ele a calda de limão (eu fiz o seguinte: antes de desenformar o bolo, dei umas espetadelas nele com uma faca e derramei sobre essas fendas a caldas de limão. Depois de um tempo, desenformei o bolo).

(A partir desse ponto, eu não tenho muito a acrescentar, pois não fiz a cobertura – e, confesso, não senti falta. Mas imagino que fique bom, também. Da próxima vez, farei com cobertura)

Deixe que o bolo esfrie completamente. Quando isso acontecer, faça a cobertura misturando o suco de limão, o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha. Se a mistura ficar muito grossa, afine-a com um pouquinho de leite ou de suco de limão. Despeje sobre o bolo e deixe assentar antes de servir.

anterior
Salada de amaranto
Abobrinhas grelhadas com tomates
próximo
Abobrinhas grelhadas com tomates
anterior
Salada de amaranto
Abobrinhas grelhadas com tomates
próximo
Abobrinhas grelhadas com tomates

Adicionar um comentário