Bolo de fubá cremoso

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de fubá cremoso

10 de julho de 2008

Descrição

Compartilhar

Não tenho o hábito de preparar doces. Não porque não goste – pelo contrário. O problema é que vivo em guerra constante com a balança e não tenho com quem dividir os doces que faço – o hômi não é muito aventureiro no que se refere a sobremesas que não sejam de chocolate.

Este bolo, por exemplo, só faço quando tenho mais gente para comer (e durante os festejos juninos, que é quando as pessoas estão mais dispostas a quebrarem suas dietas com um bolinho de fubá).

E, justamente por fazer tão pouco, acabo me esquecendo de como ele é assustador. Assustador, sim – ele é incrivelmente líquido quando vai ao forno. Dá a sensação de que a receita está errada e de que aquilo não vai dar certo.

Mas dá. Ao final de uns 40 minutos, você obtém um bolo de fubá com duas camadas – a de baixo é de bolo de fubá fofinho, a de cima, de um creme muito suave.

A receita, copiei do Cybercook há uns 4 anos. Tentei encontrá-la agora, mas não consegui.

Bolo de fubá cremoso

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
4 xícaras (chá) de leite
4 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar (usei 1 ½)
2 xícaras (chá) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
50 g de queijo ralado
1 pitada de sal (não tinha na receita, acrescentei)
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
Sementes de erva-doce (opcional – eu sempre uso, adoro)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma assadeira de bom tamanho (a minha era redonda, com 33 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade).

Bata no liquidificador todos os ingredientes (menos a erva-doce, o queijo ralado e o fermento). Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o queijo e bata mais um pouco. Por fim, acrescente o fermento e a erva-doce e misture com uma colher só para incorporá-los.

Despeje o líquido na assadeira e leve ao forno até que a superfície do bolo fique dourada (cerca de 40 minutos – confira aos 30 minutos, meu forno é meio esquisito e não dá para confiar nos tempos dele).

Observações Finais

Queria ter trocado parte do leite por leite de coco, mas esqueci. Acho que deve ficar bom, fubá e coco são sempre bons companheiros.

anterior
Bolo de fubá com goiabada
próximo
Biscoitos integrais de aveia e canela
anterior
Bolo de fubá com goiabada
próximo
Biscoitos integrais de aveia e canela

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário