Bolo de coco e chocolate

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de coco e chocolate

19 de maio de 2014

Descrição

Compartilhar

Na semana da Páscoa, as crianças ganharam da creche um bolinho de chocolate para levar para casa – na verdade, o bolinho era de cacau em pó, e sem lactose ou glúten, para contemplar também as crianças com intolerâncias e alergias alimentares. Bolinhos simples, sem cobertura, recheio, nada.

Confesso que fiquei com ciuminho quando vi meus pequenos devorando os bolinhos com tanto gosto. Assim, quando vi a lindeza de bolo que a querida Rachel publicou em seu blog, corri para a cozinha para preparar.

A receita original pedia farinha de coco. Como eu não tinha em casa e não estava disposta a esperar até que eu pudesse sair para comprar, resolvi seguir uma dica que vi em algum canto dessa internet: moí coco ralado no liquidificador até ficar fininho e usei no lugar da farinha de coco.

Imagino que fiquem ainda mais gostosos com cobertura e recheio. Mas sem nada, os bolinhos já são um absurdo de bom. As crianças ficam eufóricas ao vê-los em seus pratinhos. Mesmo o hômi, que torce o nariz para qualquer receita “sem” (sem glúten, sem lactose…), adorou.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

3 ovos + 1 clara
½ xícara (chá) de leite de coco
¼ xícara (chá) de óleo de coco
1 xícara (chá) de coco ralado, seco, não adoçado
½ xícara (chá) de cacau em pó
1 xícara (chá) de açúcar de coco (por acaso tinha em casa, mas pode substituir por açúcar mascavo ou demerara)
2 colheres (sopa) de chia em grão (omiti)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo de coco para untar

Modo de Preparo

Moleza – receita de liquidificador, quer coisa melhor?

Comece batendo o coco ralado sozinho até que ele fique mais fininho. Em seguida, some os demais ingredientes, com exceção do fermento, e bata até ficar bem homogêneo. Por fim, com o auxílio de uma colher de pau, misture delicadamente o fermento à massa.

Deite a massa na forma desejada – pode ser uma redonda, com 18 cm de diâmetro, uma forma média de bolo inglês ou forminhas de muffin (quantas forem necessárias – veja a observação final).

Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que o bolo passe no teste do palito.

Deixe esfriar completamente sobre uma grade antes de desenformar e servir.

Observações Finais

* Para facilitar o fracionamento do bolo para o lanche das crianças, assei-o em formatos menores – usei 1 assadeira para mini-muffins com 12 cavidades e 10 forminhas para muffin de tamanho médio, de silicone. O que aprendi com isso: as forminhas devem ser preenchidas até 2/3 da capacidade, estourando. Fui abusada, preenchi minhas forminhas de papel com 3/4 da capacidade e terminei com uma bela lambança no forno. Se usar forminhas de papel para forrar as assadeiras, prefira as revestidas com alumínio por dentro (a massa gruda muito nas forminhas de papel comuns).

Bolinhos de atum e vegetais
anterior
Bolinhos de atum para crianças
próximo
Pãezinhos fáceis pra Lara
Bolinhos de atum e vegetais
anterior
Bolinhos de atum para crianças
próximo
Pãezinhos fáceis pra Lara

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário