Bolo de chocolate com mel e cobertura de brigadeiro

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de chocolate com mel e cobertura de brigadeiro

2 de outubro de 2010

Descrição

Compartilhar

Minha amiga Carol é louca por doces – chocolate, em especial. Justamente em seu aniversário, ela estava recém-operada da vesícula e, por isso, não pôde comer bolo. Mas dei para ela um “vale-o-bolo-que-você-quiser”, que foi devidamente utilizado agora, alguns meses depois.

Bolo de chocolate com mel sem cortar

Este bolo saiu do Feast, da Nigella (pouca gente sabe satisfazer as minhas lombrigas como ela). É mais um gol de placa da Sra. Lawson: úmido, delicioso, com um gostinho de mel muito bem-vindo.

Como a encomenda era um bolo bem ‘chocolatudo’, adicionei à massa algumas gotas de chocolate branco e meio amargo para ver se sobravam, ao menos, as alminhas delas depois de assar. O resultado foi que as gotas brancas se acumularam no fundo da assadeira, formando uma casquinha crocante gostosa. Mas, do jeito que a massa é boa, pode fazer sem adicionar gota alguma que você ainda vai ter um bolo incrível.

Bolo de chocolate com mel cortado
Receita ligeiramente adaptada de Nigella’s Feast

Ingredientes

100g de chocolate com 70% de cacau derretido em banho maria ou no micro-ondas
275g de açúcar mascavo claro
225g de manteiga macia, em temperatura ambiente
125g de mel
2 ovos
200g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de cacau em pó
250ml de água fervente
100g de gotas de chocolate meio amargo (opcional)
100g de gotas de chocolate branco (opcional)

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte uma assadeira redonda de 23 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Feito isso, bata a manteiga como açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o mel à mistura. Em seguida, adicione um ovo de cada vez, intercalado com uma colher de farinha, batendo a cada adição para incorporar os ingredientes.

Junte à mistura o chocolate derretido e, então, o restante da farinha de trigo e o bicarbonato e bata até obter uma massa homogênea. Peneire por cima o cacau em pó e bata mais um pouco. Termine adicionando a água fervente (a massa vai ficar bem líquida). Se quiser colocar gotas de chocolate para deixar seu bolo ainda mais gordo, esta é a hora.

Despeje a massa na assadeira e leve para assar por aproximadamente 1h ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar. Cubra como preferir e saboreie!

Observações Finais

*Este bolo sofreu alguns acidentes de percurso – minha assadeira era ligeiramente menor do que o recomendado pela Nigella e um pouco de massa caiu da forma. Como eu imaginei que isso poderia acontecer, já tinha preparado uma assadeira embaixo da forma do bolo para aparar os pingos de massa que caíssem. O bolo também afundou no centro, apesar de eu só ter aberto o forno com 45 minutos de forno. Pelo menos, nada disso interferiu no sabor.

*Nigella fez para esse bolo uma cobertura de chocolate e mel, com decoração de abelhinhas de marzipã. Omiti porque recebi uma encomenda muito específica quanto à cobertura de brigadeiro.

* Aliás, sobre o brigadeiro da cobertura, como estava sem cacau ou chocolate em pó em casa, eu o preparei com 1/4 de xícara de achocolatado em pó e um pedaço de 50g de chocolate com 70% de cacau. Ele ficou molinho, bem fácil de espalhar sobre o bolo.

Abobrinhas grelhadas com tomates
anterior
Abobrinhas grelhadas com tomates
próximo
Pão de gérmen de trigo e mel
Abobrinhas grelhadas com tomates
anterior
Abobrinhas grelhadas com tomates
próximo
Pão de gérmen de trigo e mel

Adicionar um comentário