Bolo de chocolate, amêndoas e cerejas ao marasquino

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de chocolate, amêndoas e cerejas ao marasquino

13 de janeiro de 2012

Descrição

Compartilhar

Não é segredo para ninguém que eu sou fã de carteirinha da Dorie Greenspan, néam. Fora o fato de que todas as receitas dela agradam meu paladar em cheio, acho muito generosa a maneira como ela explica o modo de preparo: com descrições detalhadas de cada passo, todos os ‘pulos do gato’, sugestões de variações… é incrível.

Bolo de chocolate, amêndoas e cereja II

Neste Natal, não poderia deixá-la de fora da festa. E ela apareceu duas vezes: no livro que dei a minha irmã e neste bolo, receita dela que adaptei ao paladar da família. É um bolo incrível – denso, úmido, com sabor intenso de chocolate e a surpresa boa das cerejas em calda na massa. Defeitos? Talvez um: poderia ser maior 😉

Bolo de chocolate, amêndoas e cereja I

Receita muito adaptada daqui

Ingredientes

Para o bolo:
2/3 de xícara de farinha de amêndoas
1/4 de xícara de farinha de trigo comum
1/4 de colher (chá) de sal
1 vidro pequeno de cerejas ao marasquino (reserve algumas para a decoração)
3 colheres (sopa) de água
200 g de chocolate amargo, picado grosseiramente
120 g de manteiga sem sal, cortada em 4 partes
3 ovos grandes, separados
2/3 de xícara de açúcar

Para a cobertura:
85 g de chocolate amargo, picado grosseiramente
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Modo de Preparo

Ligue o forno a 190ºC. Unte com manteiga uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo untado com papel manteiga e unte o papel também. Polvilhe o interior da forma com farinha e retire o excesso. Acomode a forma sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou com um tapete de silicone.

Numa tigela, misture juntos a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o sal. Reserve.

Cuide agora das cerejas – escorra a calda e pique-as em pedacinhos. Reserve também.

Em outra tigela (refratária), deite o chocolate, a manteiga e as 3 colheres (sopa) de água. Derreta-os em banho maria ou no micro-ondas, mexendo ocasionalmente – só tome cuidado para não aquecer demais a mistura, ou o chocolate se separará da manteiga.

Em uma terceira tigela (aff, receita pra sujar louça), bata as gemas dos ovos com o açúcar até obter um creme espesso e claro. Acrescente então o creme de chocolate, mexendo bem com uma espátula de silicone. Faça o mesmo com a mistura de farinhas e com as cerejas (não tem problema se elas ainda tiverem um restinho de calda).

Bata então as claras em neve até formar picos firmes e brilhantes. Deite 1/4 das claras em neve sobre a massa e mexa bem. Em seguida, acrescente o restante e envolva delicadamente.

Acomode a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja crescido, firme no topo e querendo descolar dos cantos da assadeira (ao fazer o teste do palito, migalhas úmidas são bem vindas).

Tire o bolo do forno, acomode sobre a grade de resfriamento e deixe esfriar por 10 minutos. Só então remova as laterais da assadeira cuidadosamente. Com o auxílio de um prato grande, vire o bolo de cabeça para baixo, remova o fundo e o papel manteiga e devolva-o à grade de resfriamento (com o topo para cima). Deixe que esfrie completamente antes de decorá-lo.

Enquanto isso, faça a cobertura: derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Feito isso, misture o açúcar ao chocolate, seguido da manteiga, até obter um creme homogêneo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente antes de empregar.

Agora é hora da decoração. Acomode o bolo sobre o prato de servir com a base para cima (ela é mais retinha e, por isso fica mais bonita). Com uma espátula de confeiteiro grande, espalhe a cobertura sobre o bolo (eu não tinha espátula grande, por isso me virei com as costas da faca de pão).

Decore com cerejas (seque-as com papel toalha antes de colocar sobre o bolo, senão ela vão formar pocinhas, como as minhas fizeram).

Observações Finais

Visitando hoje o Caos na Cozinha, soube da existência do “Dorie às sextas”, um grupo de pessoas que prepara receitas da Dorie Greenspan duas vezes ao mês. Coincidentemente, a receita proposta para o dia de hoje era o bolo de chocolate e armagnac – o inspirador deste bolo de chocolate e cerejas. Nem preciso dizer que pedi para participar do grupo, né. Quando o universo dá tantos sinais, a gente não pode ignorar 😉

anterior
Trufas de mel e chocolate amargo
próximo
Bolo dos deuses
anterior
Trufas de mel e chocolate amargo
próximo
Bolo dos deuses

Adicionar um comentário