Bolo de banana com passas e farinha de aveia

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de banana com passas e farinha de aveia

25 de março de 2015

Descrição

Compartilhar

Este bolo é uma variação de um que você já viu aqui – um bolo de aveia sem açúcar, trigo ou lactose, que deve sua doçura a bananas muito maduras e frutas secas. O que me fez achá-lo interessante e digno de um novo post é o uso de farinha de aveia, em vez de aveia em flocos – a textura fica mais fechadinha, com mais cara de bolo. Não que eu não goste de bolos de aveia com a típica textura dos flocos – AMO. Mas queria variar, e adorei.

Bolo de banana sem açúcar

A receita original, vi no Teretetê na Cozinha (um blog tão delícia que me dá raiva de não ter conhecido antes). Como precisei aproveitar o sono noturno da crianças para prepará-la, fiz tudo a mão, mas este é um bolo que fica melhor feito no liquidificador – as passas ficam mais bem trituradinhas e adoçam melhor a massa.

Sobre o sabor, da primeira vez que o comi, frio, achei que não estava doce o suficiente para o meu gosto – e olha que eu já tinha acrescentado uma colher de sopa de xarope de bordo à massa antes de levá-la ao forno. Experimentei acrescentar um fiozinho de xarope de bordo ao servir – ficou muito bom!

Bolo de banana sem açúcar

Mas sabe qual foi o meu jeito preferido de saboreá-lo? Como a Rita Lobo ensinou: coloquei fatias na torradeira e saboreei-as quentinhas, com um pouco de manteiga com sal. Tão, tão bom que eu já estou ansiosa pelo café da manhã de amanhã 😉

Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes

4 bananas prata ou nanica bem maduras
½ xícara (chá) de uvas passas sem sementes
3 ovos
1/3 xícara de óleo (usei canola)
2 xícaras (chá) de farinha de aveia
2 colheres (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de canela em pó, mais um pouquinho para polvilhar sobre o bolo (adição minha)

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte duas formas pequenas de bolo inglês (ou uma média) com óleo e polvilhe com farinha de aveia. Como usei formas descartáveis de alumínio, não fiz nada 😉

No copo do liquidificador, adicione as bananas, as passas, os ovos, o óleo e a canela. Bata muito bem até obter um creme homogêneo, com as passas bem trituradas.

Transfira a mistura para uma tigela grande e acrescente a farinha de aveia. Misture com uma colher de pau ou espátula de silicone até que a massa fique bem homogênea. Neste ponto, convém provar a massa – se sentir falta de um gostinho mais doce, acrescente o adoçante de sua preferência, em pequena quantidade. Misture bem e prove de novo. Repita o processo até o sabor ficar do seu agrado. Some então o fermento e misture bem até incorporar.

Despeje a massa nas formas preparadas, polvilhe a superfície com um pouco de canela e leve ao forno até que os bolos passe no teste do palito (ele fica bem corado no topo). Como meu forno é meio lerdo, isso deve ter levado uns 45 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade antes de comer.

Observações Finais

Use uma farinha de aveia certificada (como esta daqui) e este bolo poderá ser servido a quem não pode com o glúten! AÊÊÊÊ!!!

anterior
Bolinhos de milho
próximo
Cookies de chocolate e aveia
anterior
Bolinhos de milho
próximo
Cookies de chocolate e aveia

Adicionar um comentário