Bolo de banana com gotas de chocolate

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de banana com gotas de chocolate

27 de junho de 2016

Descrição

Compartilhar

Já contei que meu freezer é um ninho de tico-tico, né? Não, não é quente – é pequeno. Pelo menos, para as minhas ambições. Assim, neste fim de semana, precisei criar um pouco de espaço nele para acomodar umas compras. Modos que decidi dar fim no meu ENORME estoque de bananas congeladas e de farinha de rosca (eu guardo no freezer para não ficar rançosa).

Apesar de já ter uma receita cativa de bolo de banana com farinha de rosca, resolvi testar a da Laura Lucia, a simpática autora do blog Só Receitas Simples. Mesmo sem conhecê-la, posso dizer que Laura deve ser uma das pessoas mais pacientes que já conheci – todas as suas receitas são explicadas de forma clara e muuuuito pormenorizada. Melhor ainda: frequentemente, são ilustradas com fotos e recheadas de dicas espertas. Para quem se sente inseguro ao testar receitas novas, é uma ajuda valiosa.

Bolo de banana com gotas de chocolate

Tinha ficado de olho nessa receita por motivos de: 1) adoro bolo de banana com farinha de rosca e muita canela; 2) adoro bolo com pedaços de banana na massa; e 3) chocolate em gotas, gente. Não me decepcionei. É certamente um dos melhores bolos de banana que já fiz. E o melhor: é simplíssimo de preparar – nem precisa de equipamento especial.

No trabalho, o bolo foi embora num instante, entre suspiros e muitos elogios. Aposto que fará sucesso na sua casa também 😉

Bolo de banana com gotas de chocolate

Massa fofinha e úmida, entremeada por pedaços de banana e gotinhas de chocolate. E o perfume, afff.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

Para a massa:
190 g de farinha de rosca*
300 g de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
200 g de banana nanica bem madura, descascada (dá duas ou três bananas nanicas)
150 g de óleo vegetal de sabor suave (usei óleo de canola)
3 ovos grandes

Para o recheio:
200 g de bananas nanicas cortadas em cubos (usei banana-prata)
130 g de chocolate meio amargo em gotas (usei um com 70% de cacau sem lactose)

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel com capacidade para 10 xícaras de massa.

Numa tigela grande, misture os ingredientes secos com o auxílio de um garfo. Reserve.

Em outra tigela, amasse as bananas com o garfo. Junte o óleo e os ovos e bata bem (com o garfo, mesmo) até obter um creme homogêneo.

Verta a mistura líquida sobre os ingredientes secos. Misture delicadamente com uma espátula de silicone até que não haja mais farinha de rosca visível. Adicione as bananas e as gotas de chocolate e envolva delicadamente até distribui-las pela massa.

Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por uns 45 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire-o do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Desenforme morno ou frio (eu o preparei à noite e desenformei completamente frio, no dia seguinte).

 

Observações Finais

* Não utilize farinha de rosca industrializada, não fica a mesma coisa. As padarias costumam vender farinha de rosca de excelente qualidade. E, se você quiser fazer em casa, é moleza (se você morar em lugar com clima mais seco, como eu). Basta deixar o pão que você não vai mais consumir embalado apenas no saco de papel, em temperatura ambiente, até endurecer (uns 2 ou 3 dias). Depois, corte em pedaços e triture no liquidificador ou rale no ralador.

* Como já contei por aqui, estou evitando preparar guloseimas com lactose por conta da intolerância do hômi. Por isso, usei óleo na receita. A forma, untei com ghee.

* Usei chocolate amargo em gotas, mas você pode usar uma barra de chocolate picada em pedacinhos. Não precisa polvilhá-los com farinha – a massa é densa o suficiente para que eles se mantenham bem distribuídos.

anterior
Bolo duplo de maçã e especiarias
próximo
Bolo de chocolate, café e rum
anterior
Bolo duplo de maçã e especiarias
próximo
Bolo de chocolate, café e rum

3 Comentários Esconder comentários

Oi Letícia,
Tenho uma forma bundt e nunca consegui desenformar :(. Você comentou que fez o bolo à noite e só desenformou no dia seguinte, mas aqui em casa são 3 cuecas e não deixaram nem o bolo esfriar hihihi.
Você tem outras dicas para desenformar o bolo feito nesta forma? Tem que passar a faca na lateral também? Tenho medo de danificar.
Esta receita é SENSACIONAL! bj

Fernanda, aqui no blog, mesmo, há uma receita de desmoldante caseiro que dá super certo – já fiz com esse bolo várias vezes e fica ótimo! Ó o link: http://www.nocalordofogao.com.br/faca-voce-mesmo-desmoldante-caseiro. Também dá certo com desmoldante industrializado – líquido ou em spray (a Wilton tem, a Mago também – você os encontra em lojas de artigos para confeitaria). Mas se você fica mais confortável de untar com manteiga, use-a em ponto de pomada e aplique com pincel de cerdas (de silicone não serve). Tem que aplicar em tudo-tudo. Depois, polvilhe bastante farinha, batendo bem a forma sobre a pia para remover excessos. E espere amornar antes de desenformar. A Nordic Ware, que faz as bundts que eu costumo usar, fala pra gente desenformar com 15 minutos de resfriamento. Eu já segui essa orientação e meu bolo quebrou ao meio, foi horrível. Então, agora, tenho preferido desenformá-los mornos – nem frios, nem quentes. Beijos!

Adicionar um comentário