Bolo de banana com farinha de rosca (mais um)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de banana com farinha de rosca (mais um)

31 de março de 2016

Descrição

Compartilhar

Outro dia fui a uma reunião de pais na escola dos pequenos. Começou 12h30 e foi bem longa, daquelas para apresentar plano pedagógico, metodologia e o escambau. Como o pessoal da escola não é nada bobo, ofereceu um lanchinho para que os pais conseguissem prestar atenção e não ficassem tão chateados de perder todo o horário de almoço.

Bolo de banana com farinha de rosca

O cardápio: café, suco, banana e bolo de banana. Como eu sou a louca ciumenta que quer saber quem são esses bolos que passam pelas bocas dos meus filhos adoro descobrir bolinhos diferentes, provei um pedaço. Era um bolo bem simples, mas muito gostoso. Pedi a receita, claro. E recebi 🙂

Cobertura de açúcar e canela

Era um bolo de banana com farinha de rosca. Analisei a lista de ingredientes e fui anotando – ‘quero aumentar a quantidade de bananas e usá-las amassadas com um garfo’; ‘quero reduzir a quantidade de óleo’; ‘acho que o açúcar também pode diminuir um tanto’. Reli a receita alterada e tive uma sensação de déjà-vu. Corri para os arquivos do blog e BINGO, a receita da escola tinha ficado quase igual a que eu normalmente faço. o.O

Para não enfrentar narizes torcidos diante do mesmo bolo de sempre, resolvi dividir a massa em três formas pequenas de bolo inglês e fazer coberturas diferentes para cada uma. Na primeira, salpiquei granola caseira; na segunda, misturinha de açúcar e canela e uvas-passas; na última, só a misturinha. Além de fofo, ficou uma delícia!

Provem e vejam que coisinha mais gostosa de se comer com um café fresquinho.

Cobertura de açúcar, canela e passas

Receita minimamente adaptada daqui

Ingredientes

4 bananas bem maduras (usei prata)
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (usei mascavo, mas pode ser comum)
1 1/2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela

Opcional: as coberturas de sua preferência – pode ser açúcar com canela, granola, rodelas de banana, castanhas picadinhas…

Modo de Preparo

Ligue o forno à temperatura de 180ºC. Unte e enfarinhe (com farinha de rosca) as formas que preferir. Se usar formas de alumínio descartáveis, como eu, não será preciso.

Descasque e amasse as bananas num prato, com um garfo, e reserve-as.  Bata os ovos com o açúcar e o óleo (usei tigela, fouet e braço, mas você pode fazer isso usando a batedeira ou o liquidificador).

Junte os demais ingredientes, misture bem e despeje a massa na(s) forma(s) preparada(s). Se quiser, salpique-os com a cobertura de sua preferência. Leve ao forno por uns 25/30 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Observações Finais

Como nem tudo é festa, meus pequenos comeram um ou outro pedaço desse bolo e depois se desinteressaram por completo. :-/

anterior
Tapenade de azeitonas verdes
próximo
Granola de coco e canela
anterior
Tapenade de azeitonas verdes
próximo
Granola de coco e canela

Adicionar um comentário