Bolo de banana e aveia da Martinica

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de banana e aveia da Martinica

29 de maio de 2013

Descrição

Compartilhar

Bolo de aveia lá da Martinica
Tem rum, coco ralado
E banana nanica!

Afff, depois dessa versãozinha horrorosa da marchinha da Chiquita Bacana, espero que vocês não tenham ido embora.

Eu adoraria dizer que a inspiração para preparar esse bolo foi uma viagem à Martinica – o sol, o mar, os coqueiros, o rum… Mas, de verdade, eu só sei da Martinica o que a Wikipedia me contou e o que a marchinha de Braguinha me permitiu imaginar.

Como muitos bolos de banana, este nasceu da necessidade de dar um fim digno a bananas bem maduras. A receita foi se completando quando encontrei um pacote de coco ralado já aberto, um punhado de passas e um restinho de rum no fundo da despensa.

Bolinhos de banana e aveia da Martinica

Fatia do bolinho de banana e aveia da Martinica

Receita adaptada desta daqui

Ingredientes

3 bananas maduras
1 ½ xícara de aveia em flocos
¾ de xícara de açúcar mascavo claro
½ colher (sopa) de fermento químico
½ xícara de óleo de canola
2 ovos
1 pitada de sal
50 g de coco ralado
½ xícara de passas escuras sem sementes
¾ de xícara de rum

Modo de Preparo

Esse bolo é daqueles bem fáceis de fazer – basta ter um mixer, um liquidificador ou um processador de alimentos. Vou explicar como preparar com o mixer, que foi o que eu fiz.

Comece ligando o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês média ou, se preferir, duas pequenas (eu uso formas descartáveis de alumínio porque gosto de congelar esse bolinho para ter à disposição quando quiser).

Agora, prepare as passas: leve-as ao fogo baixo em uma panelinha junto com o rum. Deixe ferver até que o rum reduza bem e as passas estejam gorduchas (cuidado para não deixar queimar).

Enquanto as passas esfriam, vamos à massa. Em uma tigela, acomode as bananas em pedaços, o ovo e o óleo. Com o mixer, bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar e o sal e bata novamente. Some a aveia, o coco ralado e o fermento, mexendo delicadamente com uma colher de pau. Por fim, incorpore as passas já mornas (e qualquer resto de rum que tenha ficado na panela).

Verta a massa na forma previamente preparada e leve o bolo ao forno até que ele passe no teste do palito. Desenforme quando ele estiver frio.

Observações Finais

* Se estiver preparando este bolo para alguém com doença celíaca, utilize uma aveia sem glúten certificada. Se estiver preparando para alguém que só está evitando glúten (mas que não vai passar mal caso haja algum vestígio dele no bolo), qualquer aveia vai bem.

anterior
Bolo de maçã
próximo
Bolo de abacaxi fresco
anterior
Bolo de maçã
próximo
Bolo de abacaxi fresco

2 Comentários Esconder comentários

Adicionar um comentário