Biscoitos de macadâmia

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Biscoitos de macadâmia

23 de outubro de 2008

Descrição

Compartilhar

Biscoito não é exatamente o meu forte. Eu tenho as mãos muito quentes e deixo a massa mole enquanto a trabalho. Além disso, sou meio estabanada, e os biscoitos não costumam gostar disso. Mas continuo insistindo.

Ontem, tive a chance de teimar mais um pouco. Resolvi assar alguns biscoitos para uma colega de trabalho do hômi, que viajou ao Japão e trouxe para mim uma porção de papéis de origami, um mais fofo que o outro.

Para isso, tomei como referência essas lindas bolachas recheadas da Marizé. Adaptei a receita aos ingredientes que tinha em casa e às minhas parcas habilidades.

Biscoitos de macadâmia
Receita adaptada de Marizé, do Tachos de Ensaio, que por sua vez utilizou uma receita do Le Cordon Bleu.

Ingredientes

90g de macadâmias torradas, sem sal
220g de farinha de trigo sem fermento
90g de manteiga gelada
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei o que eu fiz, seguindo orientações da Ci!)
90g de açúcar de confeiteiro (caster sugar)
1 ovo batido

Modo de Preparo

Para preparar esta receita, usei o multiprocessador. Primeiro, moí as macadâmias nele até obter uma farinha grossa. Em seguida, troquei a lâmina pelo batedor de massa, acrescentei os ingredientes secos previamente peneirados e, por cima, a baunilha, o ovo batido e a manteiga cortada em pedaços. Pulsei até obter uma massa consistente, que pudesse ser moldada.

Tirei a massa do copo do multiprocessador, modelei em forma de bola, enrolei em filme plástico e levei à geladeira por 1h. Enquanto isso, forrei algumas assadeiras com papel manteiga.

Decorrido esse tempo, começou o trabalho de formiguinha. Para não deixar a massa esquentar, mantive-a na geladeira o tempo todo, tirando pequenas porções de cada vez. Cada porção foi colocada entre duas folhas de papel manteiga e aberta com rolo de massa até atingir a espessura de 5mm. Depois de cortados, os biscoitos iam para as assadeiras preparadas e as aparas de massa voltavam para a geladeira para resfriarem de novo. Segui esse processo até toda a massa acabar.

Levei ao forno preaquecido a 180ºC e assei até que as bordas dos biscoitos ficassem levemente douradas (de 15 a 20 minutos). Rendeu 21 corações grandes.

Observações Finais

* Como a Marizé avisou, a massa fica meio mole. Assim, se a sua cidade está quente, é melhor seguir o procedimento de formiguinha que eu fiz.

* Os biscoitos ficam incríveis. O sabor é suave, delicado, doce na medida certa. São crocantes, mas parecem derreter na boca. E o cheiro? Affff…

anterior
Fogaça de azeitonas
próximo
Bolo de milho
anterior
Fogaça de azeitonas
próximo
Bolo de milho

Adicionar um comentário