Almost-fudge gâteau (e 5 anos de blog!)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Almost-fudge gâteau (e 5 anos de blog!)

8 de junho de 2012

Descrição

Compartilhar

Almost-fudge gâteau

Posts de aniversário de foodblogs são muito parecidos – e não há nada de errado nisso. Afinal, por mais que os autores tenham diferentes vidas e formas de ver o mundo, a grande maioria é movida por dois sentimentos em comum: o amor por cozinhar (e comer!) e o desejo de compartilhar um bom prato, mesmo que virtualmente.

Talvez por isso, a estrutura das retrospectivas seja bem semelhante. Primeiro, há o espanto por mais um ano completado – o tempo passa rápido e, apesar de todas as forças contrárias, o blog resiste. Depois, é hora de relembrar as primeiras publicações (com uma certa vergonha pela má qualidade das fotos), os percalços para chegar até o momento atual, as polêmicas que um ou outro post geraram, os momentos importantes que foram compartilhados.

Como tendo a ser um tanto verborrágica, vou poupá-los da minha retrospectiva e simplesmente agradecer de todo o coração pela companhia nos últimos 5 anos. Por todo o carinho, por toda a inspiração, por tudo, tudo mesmo. Foi lindo. E vai ser lindo enquanto o tempo permitir.

MUITO OBRIGADA!

Ah, como aniversário sem bolo é muito sem graça, preparei um bolinho bem chocolatudo da musa Dorie Greenspan. É o almost-fudge gâteau. Ele também é almost flourless – leva pouquíssima farinha.

Almost-fudge gâteau, já cortado

Almost-fudge gâteau, a fatia
 
Receita adaptada daqui

Ingredientes

5 ovos grandes (gemas e claras separadas)
255 g de chocolate meio amargo picado grosseiramente (usei chocolate orgânico Amma 75%)
180 g de açúcar (usei 150 g)
70 g de manteiga sem sal cortada em pedaços
2 colheres (sopa) de café ou água
40 g de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 177ºC e posicione a grade do forno na posição central. Unte com manteiga uma forma de fundo removível com 23 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga, unte-o e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Numa tigela resistente a calor, adicione o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Acomode-a sobre uma panela com água fervente (sem deixar o fundo tocar na água) e mexa ocasionalmente até que o chocolate e a manteiga derretam. Não se preocupe se o açúcar não estiver derretido e a mistura estiver meio granulosa – é assim mesmo. Retire a tigela do fogo e deixe-a esfriar por 3 minutos (eu provavelmente deixei mais tempo do que isso).

Quando a mistura estiver morna, incorpore as gemas, uma a uma, misturando bem com uma espátula de silicone. Em seguida, envolva a farinha à massa. Reserve.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal até que elas fiquem firmes e brilhantes. Usando a espátula de silicone, misture vigorosamente 1/4 das claras em neve à massa. Despeje então o restante das claras, envolvendo delicadamente em movimento circulares, de baixo para cima.

Despeje a massa na forma preparada. Gire-a algumas vezes para que a massa assente de maneira uniforme. Asse por 35 a 45 minutos ou até que o bolo cresça como um todo e o topo esteja firme (é possível que ele se quebre – o meu não quebrou) e não trema com uma pancadinha. Ao espetar o bolo com uma faca, ela deve sair levemente manchada de chocolate.

Retire o bolo do forno e transfira para uma grade para resfriar por 5 a 10 minutos. Passado esse tempo, deslize uma faca em volta do bolo e remova as laterais da forma. Cuidadosamente, vire o bolo na grade para poder remover o fundo da forma e o papel manteiga. Com o auxílio de outra grade, reposicione o bolo na posição original e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente. É possível que ele afunde no meio ao esfriar (o meu não afundou).

Segui a sugestão da Dorie e cobri o bolo com uma ganache feita com 113 g de chocolate meio amargo, 1/2 xícara de creme de leite (ela recomenda fresco, mas usei o de caixinha que estava na despensa) e 3 colheres de chá de xarope de bordo (ela recomenda 2 colheres de chá de glucose de milho, mas eu estava sem).

Para preparar a ganache, derreta o chocolate no forno de micro-ondas. Enquanto isso, leve o creme de leite ao fogo numa panelinha (resolvi ignorar a recomendação de não ferver o creme de leite de caixinha – não deu errado, mas recomendo que você use creme de leite fresco, por via das dúvidas).

Misture então o creme de leite fervente, o chocolate derretido e o xarope de bordo com uma espátula de silicone até obter um creme liso, uniforme e brilhante.

Espalhe a cobertura sobre o bolo e espalhe-a com o auxílio de uma espátula de metal. Espere a cobertura esfriar até chegar à temperatura ambiente.

anterior
Salada de pepinos com missô
próximo
Red Velvet Brownies
anterior
Salada de pepinos com missô
próximo
Red Velvet Brownies

Adicionar um comentário